Quirera com suã
Quirera com suã é um prato típico do interior paranaense, notadamente na região dos Campos de Ponta Grossa.
Consiste de papa de quirera de milho (canjiquinha), cozida com carne de porco (especialmente o suã), temperada com cheiro-verde e manjerona.
É muito saboroso, e sua origem é atribuída aos tropeiros que passavam pela região, conduzindo as tropas desde o Rio Grande do Sul até Sorocaba e Minas Gerais.
É comida de viajante, pois podia ser feita em acampamento, de maneira fácil e rápida, e a carne de porco era geralmente defumada ou salgada. Por ser um prato quente, ajudava a enfrentar as frias noites de inverno nos Campos Gerais do Paraná.
Nos dias de hoje é muito apreciada no inverno, acompanhada de uma salada de folhas verdes (alface, rúcula, almeirão ou agrião), e de vinho tinto.
Alguns, por preconceito ou desconhecimento, não consideram ser a quirera um prato típico da região. É que, sendo os ingredientes muito baratos, sempre foi considerada "comida de pobre". No entanto, já existem bons restaurantes na região a oferecê-la como atrativo gastronômico.
Ingredientes:
02 xícaras de quirerinha amarela
01 tomate inteiro
02 cebolas picadas
03 dentes de alho picados
01 kilo de costela, suã suína ou Frango.
300gr de calabresa finas fatiada
Tempero verde
Orégano
1 Pimenta dedo de moça picada e sem sementes
Alecrim
Caldo de legumes(a quantidade vai depender do ponto da canjica), pode ser também caldo de Porco ou galinha.
1 colher de sobremesa Óleo de soja ou de banha de porco, pimenta e sal.
Modo de fazer:
Deixar de molho a quirera por no minimo 2 horas. Em uma panela refogar a costelinha ou frango deixar bem douradinho e sem muito sal, eu coloco apenas um tablete de caldo como sal, pois a quirera vai ser temperada e reservar.
Em uma outra panela grande refogue a calabresa e depois coloque as cebolas, o alho e a pimenta. Acrescente a quirera e deixe refogar um pouco, depois coloque o restante dos temperos (a gosto), a salsinha somente no final antes de servir, e coloque as costelinhas ou frango. Baixe o fogo e aos poucos coloque o caldo até a canjica ficar macia, se preferir bem molhado deixe um pouco mais de caldo.
Bom apetite!!!
Maria Renata
Fonte: Wikipédia.
Foto: Arquivo pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário