Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
2 ½ copos de água morna
1 ovo ligeiramente batido com um garfo
1 sachê de fermento biológico de 10 gramas
2 colheres de sopa de açúcar refinado
1 colher de chá de sal
Modo de fazer:
Coloque a água aos poucos e vá misturando com as mãos. Dificilmente você precisará utilizar toda a água. Passe a massa para uma área de trabalho (eu utilizo a bancada da pia devidamente higienizada). Sove até ficar homogênea. Para dar ponto bastam 5 minutinhos.
O ponto exato é quando ela estiver fácil de modelar, sem grudar nas mãos. Se a massa grudar, acrescente um pouquinho mais de farinha. Se ficar muito seca, acrescente um pouco mais de água. (Se você for colocando a água aos poucos no começo, não precisará fazer essa correção).
Faça uma bola com a massa e a coloque na vasilha utilizada no passo
1. Cubra com um pano de prato para a vasilha ficar bem protegida e a deixa crescer por 1 hora ou até dobrar de tamanho em um lugar quente, dentro do forno (desligado), por exemplo. Em dias quentes ela crescerá bem rápido.
2. Depois de crescida, sove a massa mais um pouco e a abra com um rolo de macarrão.
Você pode fazer pães individuais ou fazer pães grandes. Divida a massa na quantidade de pães que desejar. Você poderá recheá-los ou fazê-los puro. Utilize recheio de azeitonas ou de peito de peru com orégano. Enrole os pães como um rocambole.
A quantidade de recheio é à gosto. Para os recheios acima coloque uma colher de sopa de azeite na massa aberta e espalhe com as costas de uma colher.
Também pode fazer recheios doces com canela, goiabada, banana em pedaços por exemplo. Após modelar os pães, deixe-os descansando por mais 1 hora ou até dobrar de tamanho. Levar ao forno por mais ou menos 30 hora 200 graus depede da potencia do forno.
Bom apetite! Maria Renata
Nenhum comentário:
Postar um comentário